A Organização da Meia Maratona de Chicago alegou que teve de alterar o percurso no último minuto por razões de segurança, facto não comunicado aos milhares de participantes na prova.
A verdade é que a prova teve menos um quilómetro do que os regulamentares 21.097 metros. Muitos corredores foram até à página da prova nas redes sociais, comentando que os seus uploads strava estavam bem aquém da distância correta. Só então, a Organização admitiu que o percurso esteve curto.
Um corredor escreveu: “Foi uma grande prova, mas eu estava a cerca de 800 metros?!? Sinto que a reviravolta foi cedo demais. Eu sabia que algo estava errado quando passei o marcador das 9 milhas, e eu estava apenas em 8.5… o meu GPS tinha correspondido perfeitamente até então com os marcadores.
Outro corredor comentou: “Toda a gente que eu conheço que fez esta prova, na minha Strava tem 12,64 milhas. Foram as coisas um pouco curto hoje?
Outros corredores começaram a responder às mensagens, expressando a sua frustração com a falta de comunicação da Organização.
Esta respondeu afirmando que os corredores estavam corretos. “O Nosso objetivo principal é sempre proporcionar uma experiência segura e positiva para todos os participantes. Uma mudança de percurso de última hora foi implementada devido a circunstâncias imprevistas em parceria com a cidade de Chicago. O impacto dessa mudança foi a redução da distância geral do percurso. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente, pois optámos por priorizar a segurança dos atletas.”
Muitos corredores ficaram indignados e exigiram reembolsos. “Escolheram manter os atletas no escuro e esperavam que ninguém notasse”, escreveu um corredor. “Pagámos por meia maratona, não 12,6 milhas.”
O neo-zelandês Matthew Baxter foi o vencedor em 1h01m54s. A Meia Maratona de Chicago não tem nada a ver com a Organização da próxima Maratona de Chicago em 9 de outubro.