O governo dos Emiratos Árabes Unidos lançou uma iniciativa de corrida dentro dos shopping centers do Dubai, que estão vazios no período da manhã e, mais importante, possuem ar condicionado, oferecendo aos corredores um local seguro para completar os seus treinos diários. O programa gratuito decorre neste mês de agosto, quando a temperatura máxima média diária oscila entre 40°C e 50°C.
No sábado, mais de 500 pessoas vestindo t-shirts “Dubai Mallathon” participaram nos treinos, que abrangem percursos de 2,5 km, 5 km ou 10 km, passando pelo shopping City Centre Mirdif, no Dubai. Os organizadores orientaram um aquecimento em grupo, e todos os participantes receberam uma medalha e uma sacola de brindes no final do treino.
“A ideia é incentivar as pessoas a exercitarem-se, especialmente caminhar e correr, mesmo no verão”, disse à imprensa, Fouzeya Faridoon, chefe de atividades sociais do Conselho de Desportos do Dubai. Nove shopping centers da cidade estão abertos para corredores e caminheiros, na tentativa de incentivar os moradores a exercitarem-se durante 30 minutos por dia durante o mês, mesmo durante o calor sufocante do verão. A iniciativa também utiliza os espaços amplos, acessíveis e arrefecidos dos shoppings antes da abertura das lojas para os consumidores.
Uma participante disse que “de forma alguma” se exercitaria ao ar livre no verão, mas as corridas em shoppings são uma opção muito melhor. “Temos ar condicionado, primeiros socorros, água, temos tudo o que se precisa”, disse ela à imprensa.
Os Emiratos Árabes Unidos estão a ter um dos verões mais quentes da sua história. O mês de abril foi o mais quente da história este ano, antes de superar o recorde de maio em dois dias consecutivos. No início de agosto, as temperaturas atingiram 51,8°C, logo abaixo do recorde nacional de 52°C.