Cerca de 17 mil corredores receiam as condições em que vão correr a Maratona de Sydney no próximo domingo. A cidade está coberta por uma espessa névoa de fumo causada pelos incêndios florestais e para agravar, prevê-se uma onda de calor, chegando pelo menos aos 28º C.
O evento conta com cinco provas que têm início às 5h45m mas a maratona começa às 7h10m, o que significa que alguns corredores estarão a correr por volta das 14 horas, com temperaturas mais elevadas.
Um participante preocupado pediu à Organização que alterassem o horário de início da maratona, tendo em conta o calor.
A Organização disse que a sua tarefa mais importante passa por cuidar da saúde dos participantes. “A segurança e o bem-estar dos nossos participantes são a nossa maior prioridade e estamos a trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas, incluindo o Corpo de Bombeiros Rural e o Gabinete de Meteorologia”, disse o diretor da prova, Wayne Larden.
São estimados cerca de 42 mil corredores nas cinco provas, uma delas a meia maratona que terá início à seis horas.
A névoa de fumo que paira sobre a cidade desde esta segunda-feira tem sido tão intensa que levou à transferência para outro local de um jogo de futebol.
Sydney teve na passada quarta-feira, uma das cinco piores classificações de qualidade do ar do mundo. Os moradores foram instados a ficar em casa sempre que possível e a limitar a atividade física ao ar livre.
No entanto, o Corpo de Bombeiros Rural informou os corredores da maratona que a neblina será drasticamente reduzida no dia da prova.