Um novo estudo concluiu que o exercício aeróbico regular mantém o cérebro saudável e é particularmente benéfico para os idosos
Muitos corredores já conhecem os benefícios mentais da corrida. Agora, um novo estudo descobriu que a corrida regular melhora a função cognitiva e a memória conforme o corredor vai envelhecendo, e que os benefícios podem ser sentidos em questão de meses.
De acordo com o estudo da Neurology, correr e fazer outros exercícios aeróbicos regularmente por apenas seis meses, aumentou a função cerebral em 5,7%. Essas melhorias foram encontradas independentemente da idade, e os investigadores esperam que as descobertas possam ajudar em pesquisas futuras sobre a doença de Alzheimer e demência.
O estudo foi feito pela Universidade de Calgary e publicado na revista Neurology . No início, 206 indivíduos, com idades entre 50 e 83 anos e uma média de 66 anos, fizeram testes de raciocínio e memória e ecografias para monitorar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Nos seis meses seguintes, eles fizeram exercício pelo menos quatro vezes por semana – começando com 20 minutos por dia e aumentando gradualmente até os 40 minutos por dia.
Após seis meses, os participantes foram testados novamente. Os resultados mostraram uma melhoria de 5,7% nos processos cognitivos e 2,4% na fluência verbal, o equivalente a ser cinco anos mais jovem. O fluxo sanguíneo para o cérebro também aumentou 2,8%.
Marc Poulin, professor da Universidade de Calgary e um dos autores do estudo, disse: “Mesmo se iniciar um programa de exercícios mais tarde na vida, o benefício para o seu cérebro pode ser imenso. Seis meses de exercícios vigorosos podem bombear sangue para regiões do cérebro que melhoram especificamente as suas habilidades verbais, bem como memória e agudeza mental”.
“Uma vez que se espera que as habilidades cognitivas diminuam devido ao envelhecimento normal, esses tipos de mudanças são estimulantes”.
Quem já é corredor, está a beneficiar de uma série de benefícios cerebrais com exercícios regulares. Quem ainda não começou a correr, nunca é tarde para começar.