Já se passou um ano desde que as corridas foram suspensas devido à pandemia. Neste espaço de tempo, teremos tido apenas algumas dezenas de provas devidamente autorizadas e respeitando as novas regras sanitárias.
Como têm passado os atletas estes longos meses? Têm treinado? Muito, pouco ou nada? Foram a alguma prova? Aderiram às provas virtuais?
A Revista Atletismo decidiu fazer um pequeno inquérito aos atletas populares que costumam participar nas provas de estrada e/ou montanha. Iremos publicando diariamente os depoimentos conforme formos recebendo as respostas.
Graça Roldão
1- Idade: 57 anos
2 – Corre há quantos anos: 15 anos
3- Clube: Os Tugas
4 – Como tem procedido desde que foi decretado o estado de emergência?
Na fase inicial, continuei a correr mas sozinha em circuitos menos “urbanos” e agora, corro por vezes com uma amiga ou outra, habitualmente bem cedinho para evitar encontrar muitas pessoas… embora falte a componente do convívio e das provas, tenho mantido uma atividade de corrida regular. E com tudo isto, descobri sítios fantásticos para correr, no concelho onde vivo!
5 – Tem participado nas Corridas Virtuais?
Participei em várias corridas virtuais, incluindo a Maratona do Porto, muitas meias maratonas e em vários lugares do Mundo: França, Espanha, Inglaterra, Grécia, México, etc… Participei sobretudo em provas com uma componente solidária.
6 – Está disponível para regressar às provas antes de tomar a vacina, desde que elas respeitem as novas regras sanitárias?
Claro que estarei disponível e no meu caso, até já estou vacinada, o que também facilita o regresso.