O frio não esperou pelo Inverno para aparecer. Aí está ele, com temperaturas bastante baixas logo pela manhã quando muitos gostam de ir treinar. Muitos corredores não hesitam em sair de casa, não importa qual é a temperatura. Com os primeiros metros, surge uma sensação de queimação com o ar frio na garganta e nos pulmões. Estes, trabalham constantemente para tornar o ar inalado húmido e quente, a fim de evitar danos aos tecidos. Esse processo é muito rápido, começa no nariz e na boca para que tenha a temperatura e a humidade corporal perfeitas antes de entrar profundamente naquela árvore de respiração.
O ar viaja então mais profundamente para os alvéolos, onde entra em contato com os vasos sanguíneos circundantes. O oxigénio do ar é trocado com o sangue por dióxido de carbono. Enquanto o ar inalado ainda está frio, o ar exalado pelo corredor, aquece um pouco desse ar fresco.
Porque é que o ar frio o fere?
O ar frio é super seco. Aquela sensação de queimação ou uma leve dor que tem naquele treino ao frio, deve-se provavelmente à troca do ar frio e seco pelo ar quente e húmido. Para a maioria dos corredores, essa sensação vai-se embora por conta própria após algumas respirações. E, pelo que sabemos, isso também não é prejudicial para os pulmões, mas pode desencadear um ataque de asma. Há pessoas que temem que o ar frio congele o tecido pulmonar, mas a extensa rede de vasos sanguíneos à volta dos pulmões, parece impedir realmente isso.
Sabia que os pulmões até podem tolerar temperaturas extremas sem serem danificados? Existem muitos corredores – como no norte de Minnesota (Estados Unidos) – que podem correr a -40 °C sem problemas. Parece que o nosso corpo foi desenvolvido de tal forma que pode suportar condições bastante extremas (desportos de inverno) sem ser prejudicado.
Uma gorro e uma gola térmica ajudam durante a corrida!
Ainda sofre de frio enquanto corre? Existem golas térmicas especiais que pode colocar sobre o rosto e respirar ao mesmo tempo. O lenço aquece um pouco o ar antes de respirar. E não esqueça um gorro.
Resumindo: não há desculpa de que o ar frio não faz bem, pode-se correr sem se preocupar muito com o tempo gelado. A sensação de queimação irá diminuir por si mesma.