Um pouco por todo o lado, estão regressando as corridas de massas, embora com menos participantes e adaptadas às novas regras decorrentes da pandemia.
Barcelona vai receber amanhã a sua 43ª edição da Cursa de la Mercè, na distância de 10 km, tendo esgotado as 6.000 inscrições disponíveis. Será assim a corrida popular com maior participação em Espanha, na atual situação de pandemia.
No ano passado, a prova decorreu num circuito montado na costa de Barcelona com medidas de segurança e saúde excepcional, com 1.000 corredores na partida, sendo então um evento pioneiro pela sua organização em todo o mundo.
Amanhã, os 6.000 corredores irão partir em três séries de 2.000 corredores cada, com intervalos de oito minutos: 8h30, 8h37 e 8h44.
Na partida, os corredores sairão de acordo com os seus tempos previamente indicados, será mantida a distância de segurança de 1,5 metros entre eles, com referências marcadas no asfalto.
Haverá dispensadores de gel hidroalcoólico à disposição dos participantes e a máscara será obrigatória antes da partida e na meta (na linha de chegada, a Organização irá distribuí-la aos participantes). Afinal, regras que temos visto serem praticadas por exemplo nas provas da Xistarca.