A Câmara Municipal de Paris anunciou a implementação de uma proibição do plástico descartável, e em particular de garrafas individuais, em todas as provas disputadas na capital.
“Em Paris já não será possível organizar uma corrida se usarmos garrafas de plástico, é assim simples”, anunciou o responsável pelo Desporto da autarquia, Pierre Rabadan, à margem da apresentação da 46ª edição dos 20 km de Paris.
Pierre Rabadan lembrou que a proibição agora em vigorestava em discussão há dois anos e meio com os organizadores de cerca de 150 corridas organizadas na capital francesa, incluindo a Maratona de Paris.
“Foi um dos objetivos legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Temos de reduzir a utilização de plástico descartável na nossa vida quotidiana e o desporto tem de fazê-lo. É uma evolução e até uma revolução para os organizadores”, continuou Pierre Rabadan, ex-jogador de rugby.
Em vez das garrafas individuais, “que representam mais de 20 toneladas de plástico por ano” , serão oferecidos copos reutilizáveis. A autarquia comprou cem mil para emprestar aos organizadores, se necessário.