São raros os casos em que os atletas suspensos por terem sido apanhados na rede do doping mas que veem mais tarde, anulada a suspensão. Mas foi o que aconteceu com o espanhol Raúl Celada que tinha suspenso por dois anos pela Comissão Espanhola de Luta contra a Dopagem no Desporto (CELAD) por alegada posse de substâncias dopantes.
Agora, o Tribunal Administrativo do Desporto (TAD) decidiu anular a sanção de dois anos a Celada que chegou a estar detido em junho de 2021, juntamente com outras duas pessoas, numa operação realizada pelo Grupo Antidoping da Polícia Nacional.
Celada reagiu após a decisão do TAD: “Senti-me perseguido injustificadamente.” O atleta não deixou de treinar enquanto esteve suspenso e está determinado a participar no próximo dia 14 de maio no campeonato nacional de 5 km estrada.
“Sei que agora vou ser mais vigiado para ver as minhas marcas e as atuações que faço, mas é algo que não me preocupa porque esta experiência ajudou-me a conhecer-me melhor a nível físico e mental, e fortaleceu-me”, disse ele.