Só quem não faz nada é que não está exposto a lesões (mesmo assim…). Mas corre um risco maior de doenças cardíacas. Quem corre já sabe, as lesões fazem parte da sua vida de corredor. Aprender a viver com elas, vai ajudar à recuperação.
Uma lesão é um mal duplo: além de causar dor, também o impede de correr. Mas ao contrário do que parece, o período entre a paragem e o regresso aos treinos, pode trazer algumas vantagens para a sua vida desportista. Tudo depende de cada um. O corredor lesionado pode lamentar-se, ficar fora de forma, ganhar peso e ficar de mau humor, ou então, pode trabalhar para se manter em forma e regressar aos treinos como um melhor corredor. Aqui estão algumas dicas para os interessados na última versão dos eventos pós-lesão.
1. Não lamente
Tome uma atitude cautelosa em relação à lesão; definitivamente, não é o fim do mundo e muito provavelmente, não é o fim das suas corridas. A maioria das lesões são temporárias (totalmente recuperáveis) e desaparecem no prazo de recuperação planeado. Embora a perspetiva de semanas ou meses sem correr, pareça sombria, não vale a pena lamentar o seu destino – precisa de ter pensamentos positivos e agir. Principalmente, porque a lamentação tem um efeito negativo no processo de cura.
Lucro: Uma atitude positiva tornará mais fácil para si (e seus entes queridos) o sobreviver a esse período de transição e também acelerará a sua recuperação.
2. Seja paciente
Calmamente. Apenas alguns felizardos nunca se lesionaram nas suas vidas, e apenas os muito azarados não puderam voltar a correr depois da lesão. Dê tempo suficiente ao seu corpo para recuperar totalmente, caso contrário, podem começar a acumular-se problemas de saúde. Lembre-se: não importa o tempo que demore a recuperar, acabará por melhorar e voltar a treinar.
Lucro: O seu corpo terá o tempo necessário para recuperar e voltar mais forte.
3. Coma melhor
Quando está em forma e a correr bem, é capaz de se entregar a alguns pecados alimentares que não prejudicam a sua figura. Mas quando tem de parar de repente, caso não ajuste a sua dieta às necessidades de energia mais baixas, pode ganhar facilmente peso. Não se trata de passar a ter uma dieta draconiana (a deficiência de nutrientes retarda o processo de regeneração e torna mais difícil a recuperação de lesões). Concentre-se na qualidade dos alimentos, não procure comer qualquer coisa. Mesmo se a balança se queixar, o excesso de peso vai desaparecer rapidamente quando regressar aos treinos.
Lucro: manter um corpo esguio, aumentará a sua confiança.
4. Mantenha a sua rotina
Isso significa que, se costuma correr de manhã cedo, deve continuar com outras atividades à mesma hora durante o período da lesão. Dê uma caminhada ou nade na piscina. Assim, o seu corpo não ficará “perturbado” e regressará mais facilmente as treinos.
Lucro: Se mantiver, apesar da proibição de correr, pelo menos parcialmente o nível de atividade física, não perderá energia e não se afundará no sofá para sempre.
5. Não fique em casa
O ar fresco é sempre bom para o nosso humor, especialmente quando estamos atormentados com um trauma. Por exemplo, um passeio de bicicleta vai mantê-lo em forma e, o mais importante, encher os seus pulmões de oxigénio, o que costumava ser feito quando corria.
Lucro: Sair de casa, irá distrair os seus pensamentos da maldita lesão. O ar e os raios de sol, irão restaurar a sua energia e força para continuar a lutar contra a lesão.
6. Fique entre os corredores
Mantenha o contato com os seus amigos corredores, indo beber um café com eles ou encontrando-os em provas. Só porque não pode correr, tal não significa que se deva divorciar do mundo das corridas. Dessa forma, fortalecerá os laços sociais criados pelas corridas e aprenderá muito como observador, o que poderá ajudá-lo a evitar lesões no futuro.
Lucro: Não cuida apenas de si mesmo e da lesão como também apoia os seus amigos/companheiros de corrida.
7. Fortaleça os seus músculos
Vai até ao ginásio durante os exercícios de reabilitação? Isso é muito bom, mas pode ser ainda melhor. A reabilitação irá provavelmente concentrar-se apenas em trazer a parte lesada do corpo de volta ao normal. Se fizer 20 minutos adicionais de treino de força, tal vai ajudá-lo a fortalecer o resto do corpo e do tronco, para manter o equilíbrio.
Lucro: Queimará o excesso de calorias e voltará da lesão como um corredor mais forte.
8. Mexa-se
Desde que não seja contra-indicado, mantenha a forma com uma bicicleta ergométrica ou cross trainer ou remando num ergómetro. Se tem por hábito correr cerca de 45 minutos por dia, encontre outra atividade para preencher esse tempo. Não importa o que vai escolher, desde que não afete negativamente a sua recuperação. Alguns estudos mostraram que, se puder utilizar uma bicicleta ergométrica, um ergómetro ou outra máquina com o nível correto de intensidade, até pode aumentar a sua condição física, envolvendo o corpo de maneira diferente do que quando corre.
Lucro: Manterá ou melhorará a sua forma e não perderá o ritmo de treino.
9. Faça o que puder
As lesões podem ocorrer por vários motivos e manifestarem-se de formas muito diferentes, mas a maioria responde muito bem ao repouso e a tratamentos simples (como relaxamento). Se o seu médico lhe der luz verde, aproveite outras medidas disponíveis para ajudá-lo a recuperar. Vá a um podólogo, fisioterapeuta ou massagista. Se só puder tomar anti inflamatórios e deitar-se com a perna elevada, faça isso com cuidado. Se foi a falta de flexibilidade que afetou a sua lesão, alongue agora com urgência.
Lucro: Vai acelerar a sua reabilitação e certificar-se de que está a fazer tudo ao seu alcance para recuperar.
10. Saiba esperar pela próxima corrida
Não se inscreva já para uma prova. Claro, vai chegar o dia do regresso, provavelmente dentro de algumas semanas, mas nunca sabe exatamente o tempo vai demorar na recuperação. Não aponte para uma determinada data, especialmente se for mais novo, tem ainda muitos anos à sua frente para correr.
Lucro: Não ficará frustrado e, o mais importante, não voltará a correr muito cedo, arriscando-se a ter uma recaída.