Para quem não está habituado, não é fácil correr em trilhos. Aqui estão dez dicas para correr em trilhos sem se lesionar
A corrida em trilhos é uma disciplina particularmente exigente. O corredor terá que lidar com problemas relacionados com os aspetos técnicos do terreno, os esforços das subidas, a exigência das descidas. Entre propriocepção, técnica e fortalecimento muscular, o corredor de trilhos não deve descuidar nada. Aqui estão dez dicas para correr em trilhos sem se lesionar
1. Prepare-se com boa saúde e em forma física. Além de ter que trabalhar a sua resistência ao esforço, o corredor também terá que trabalhar o fortalecimento muscular, essencial na corrida em trilhos.
2. Identificar o percurso, os obstáculos e as dificuldades. Se apanhar um percurso desconhecido, vá devagar para evitar armadilhas.
3. Treine de acordo, inclua na sua preparação elevações semelhantes na natureza, treino intervalado, etc. Isso evitará surpresas no dia da competição ou um esforço superior.
4. Familiarize-se com a distância. Não comece com treinos de 50 km pensando que não é nada. Como em qualquer prática, deverá aumentar gradualmente a distância.
5. Trabalhe durante a preparação, as condicionantes do terreno e em particular, as descidas técnicas. As descidas são particularmente exigentes para o corpo porque, além de exigirem uma técnica impecável, impõem aos músculos um trabalho particular que não se encontra em nenhum outro lugar da corrida.
6. Descanse o suficiente antes de uma prova para não correr o risco de lesões por fadiga. No trilho, fazemos muitas vezes várias corridas em percursos exigentes. A fadiga pode levar à perda de concentração, o que é fatal em percursos técnicos, aumentando o trabalho dos músculos ao longo dos quilómetros.
7. Mantenha-se hidratado, tanto diariamente como durante o treino ou durante uma competição.
8. Desacelere ou pare por alguns minutos em caso de tensão, cãibras, grande quebra de velocidade… isso pode significar depois, recomeçar melhor.
9. Pare imediatamente em caso de dor aguda, queda, ou desconforto por fadiga.
10. Recupere-se de forma ideal e retome a corrida gradualmente.