Esta foto tirada em 24 de Maio de 2021 mostra o pastor Zhu Keming, aclamado como um herói na China por resgatar seis corredores da ultramaratona, quando o clima extremo atingiu a área deixando 21 mortos. Podemos ver a gruta onde ele abrigou os atletas atingidos pelo temporal durante a prova.
Pelo menos 60 maratonas e provas de corta-mato foram canceladas ou adiadas na China depois de 21 corredores terem morrido quando um violento temporal atingiu uma ultramaratona no fim de semana passado.
As ultramaratonas estão em alta na China, mas a preocupação está a aumentar com as provas mal regulamentadas. A Maratona Internacional de Lanzhou, que estava programada para 13 de Junho em Gansu e integrada no calendário da World Athletics, está entre as mais de 60 provas canceladas ou adiadas, disse a agência de notícias Xinhua.
A imprensa estatal diz que existe no país a “febre da maratona” . O Governo está pressionando fortemente a prática do exercício físico em todas as faixas etárias.
Reportagens da imprensa no ano passado, citando dados da Associação de Atletismo Chinesa (CAA), disseram que o país sediou 40 vezes mais maratonas em 2018 do que em 2014.