O Mundial de Eugene começou hoje com a final dos 20 km marcha, de que demos notícia à parte, e de eliminatórias preliminares que não trouxeram grandes surpresas.
Martelo: Favoritos passam à final
Em masculinos, a qualificação para a final estava fixada em 77,50 m. O campeão olímpico de Tóquio, o polaco Wojciech Nowicki, lançou 79,22 m na sua primeira tentativa. O seu compatriota e tetracampeão mundial Pawel Fajdek lançou a 80,09 m na sua segunda tentativa. O francês Quentin Bigot, vice-campeão mundial de 2019 também se apurou com um lançamento a 77,95.
Em femininos, estiveram ausentes duas das grandes favoritas, a polaca Anita Wlodarczyk (lesionada) e a norte-americana atual campeã mundial, DeAnna Price (covid-19). Outra favorita falhou a final, a polaca Malwina Kopron, 3ª nos JO de Tóquio, foi agora apenas 15ª com 70,50 m. As norte-americanas Janee Kassanavoid (74,46 m) e Brooke Andersen (74,37 m) tiveram as melhores performances na eliminatória.
Altura: Italiano Gianmarco Tamberi em dificuldades
O italiano campeão olímpico Gianmarco Tamberi passou por um susto. Ele só conseguiu passar 2,28 m à terceira tentativa, marca que deu o apuramento para a final.
Medalhado de ouro em Tóquio com Tamberi, o qatari Mutaz Essa Barshim, por sua vez, garantiu a sua vaga na final logo na sua primeira tentativa. Apuraram-se também entre outros, o sul-coreano Woo Sang-hyeok, campeão mundial de pista coberta em Belgrado, e os norte-americanos JuVaughn Harrison e Shelby McEwenn. Falhou o apuramento, o vice-campeão mundial em pista coberta, o suíço Loic Gasch com apenas 2,21 m.
Estafeta mista 4×400 m: Allyson Felix pode acreditar
Os Estados Unidos passaram o obstáculo da série mista 4×400 m sem dificuldades. Allyson Felix tem assim a possibilidade de obter o seu 14º título mundial ou, no mínimo, uma 19ª medalha na competição. Autores do melhor tempo (3.11,75), os Estados Unidos são os grandes favoritos mas terão de estar atentos à Polónia (inesperada campeã olímpica em Tóquio), Jamaica e Países Baixos. A final está marcada para daqui a algumas horas, às 3h50m, horário português.