A World Athletics lançou neste Dia Internacional da Mulher, uma campanha que reforça o seu compromisso com a igualdade de género no atletismo, através da colocação de mulheres em cargos de liderança, quebra de tradições e divulgação de histórias de atletas femininas, através das suas plataformas.
Sob o rótulo #WeGrowAthletics, a World Athletics mostra-se empenhada em construir a igualdade de gênero, tendo concluído um processo de revisão interna em todos os seus departamentos e trabalhado com as principais partes interessadas e parceiros. Para identificar áreas onde um maior progresso pode ser feito.
A World Athletics agrupou os seus objetivos em três áreas de trabalho. Por um lado, #WeGrowAthletics promoverá o empoderamento das mulheres para assumir posições de liderança. “De acordo com a Reforma da Estrutura de Governança de 2016 incorporada à constituição da modalidade, a World Athletics quer ter um equilíbrio de género no seu Conselho até 2027.
“O primeiro passo em direção a este objetivo foi dado nas eleições de 2019, onde nomeámos uma atleta como a nossa primeira vice-presidente, uma atleta votante no Conselho e aumentámos a representação feminina no Conselho para 30% . Muito do trabalho para este objetivo está a ser realizado através do Grupo de Trabalho de Liderança de Género ”, disse a entidade.
Além disso, a World Athletics está empenhada em “rever as tradições antigas em torno da apresentação de desempenhos e realizações femininas para enfatizar a importância da competição feminina.”
” Muitas vezes há um preconceito inconsciente nas tradições que, até que sejam devidamente exploradas, podem passar despercebidas. Temos uma série de compromissos à volta de como apresentamos os resultados femininos, incluindo os nossos Campeonatos Mundiais; com um evento feminino pela primeira vez no Oregon Athletics World 2022 Campeonatos”, anunciou.
Além disso, a World Athletics garantiu que as suas plataformas digitais promoverão a “voz das mulheres” e abordarão o problema de abuso nesse ambiente.
“A World Athletics está empenhada em colocar um maior ênfase em como e quem conta histórias de mulheres nas suas plataformas, juntamente com o desafio de torná-lo um espaço mais seguro para todos, trabalhando com plataformas de mídia social para remover comentários e postagens sexistas, racistas e inadequados, para fazer dessas plataformas lugares inspiradores para as mulheres compartilharem as suas histórias “, enfatizou.
Como ponto de partida para esta estratégia, todas as plataformas digitais contarão com uma nova versão do logotipo da World Athletics, inspirada nas cores do movimento sufragista durante a semana de 8 a 14 de Março. Além disso, o conteúdo apresentado em todos os canais celebrará as histórias ricas e inspiradoras de mulheres no atletismo, contadas e ilustradas por mulheres. Haverá também um ‘emoji’ especialmente projetado junto com a hashtag #WeGrowAthletics no Twitter “, disse a federação mundial.
“A igualdade de género não deve ser mais uma discussão teórica em nenhuma organização. Todos devemos agir identificando barreiras, revendo as nossas políticas e práticas e criando caminhos claros para que as mulheres possam ascender, contribuir e participar em todos os níveis”, disse Sebastian Coe.
A ASICS, Mondo, Getty Images, Fifty Digital, World Athletics Productions e o Oregon World Athletics Championships 2022, são algumas das marcas e entidades que apoiarão a campanha mundial de atletismo, além do Twitter, com a criação de “um emoji forte e marcante “e a colaboração contínua que estabelecerão em matéria de igualdade.