O desporto de alta intensidade exige muito mais do corpo. E ter uma preparação bem executada é essencial para evitar lesões no atletismo.
Aliás, conhecer o seu corpo e os seus limites, é a primeira dica para quem quer ter o máximo de aproveitamento. Ir além disso, pode gerar um desgaste excessivo e o resultado são as lesões. Os danos podem acontecer ao corpo de um atleta a qualquer momento entre o treino, condicionamento, treinos, jogos e competições.
Como evitar lesões no atletismo
Proteger o seu corpo de lesões no atletismo é fundamental para continuar a melhorar e estabelecer novos recordes. A prevenção de lesões inclui preparação e atenção. Além disso, consultar profissionais de medicina desportiva traz feedback adicional sobre o seu corpo.
Os atletas podem seguir estas dicas para evitar lesões e danos progressivos aos ligamentos, músculos, articulações e ossos:
1 – Mantenha um plano de condição física
Os atletas alcançam os limites da capacidade física, mas às vezes, esse esforço extremo para progredir, resulta em muita velocidade, esforço e lesões.
Por exemplo, formule um plano de condição física para gerir os seus objetivos e desenvolvimento, em vez de pressionar o seu corpo além dos limites saudáveis.
Procure conquistas sustentáveis, para não se prejudicar com uma lesão e o tempo de recuperação que a acompanha.
2 – Aquecimento e relaxamento
Da mesma forma, o aquecimento e o arrefecimento são mais do que um ritual atlético. Ele faz gradualmente a transição do seu corpo de um estado neutro para as altas velocidades de um atleta.
Praticar o aquecimento fisiológico protege os músculos e adiciona flexibilidade que sustenta qualquer atividade seguinte.
Comece o treino com uma preparação leve e alongamentos para preparar os músculos. O relaxamento posterior permite que o seu corpo retorne gradualmente ao estado de repouso, o que promove a saúde geral e evita lesões.
3 – Fique atento aos seus limites
Mesmo os melhores atletas têm limites, embora às vezes seja difícil de o admitir. Observe os seus níveis de dor e não ignore o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe.
Brincar com a dor pode deixá-lo com uma lesão pior do que se parasse ao notar a lesão. Fique atento aos sintomas de uso excessivo e stresse nas articulações. Reconheça a diferença entre uma sensação típica do uso de músculos e a angústia de lesões potenciais.
4 – Aumente aos poucos a intensidade
O aumento na intensidade do treino é uma razão comum para lesões no atletismo. Não acrescente saltos consideráveis no seu treino.
Por isso, a regra geral para o progresso é aumentar as demandas do seu exercício em 10% em cada semana. Essa é uma oportunidade para os seus músculos e articulações se ajustarem e ficarem mais fortes, em vez de chocá-los com expectativas desconhecidas.
Se é um corredor que está a esforçar-se por uma distância maior, acrescente a duração às suas corridas durante algumas semanas. Para isso, use a regra dos 10% até atingir o número desejado de quilómetros.
Além disso, apesar desta regra geral ser válida e poder ser aplicada para a maioria dos corredores, a presença de um treinador ao seu lado, fará toda a diferença na prevenção de lesões. E isto também auxiliará na melhoria do rendimento na corrida.
A evolução dos treinos segundo a periodização alinhada aos seus objetivos e ao controle de carga durante as atividades, é a maneira ideal para a segura evolução no atletismo.
Complemente o seu regime
Em primeiro lugar, o treino cruzado é a chave para aperfeiçoar as habilidades do seu corpo. Aumentar a sua força, flexibilidade e resistência, não importa a modalidade praticada, ajuda a evitar lesões no atletismo.
Como resultado, o condição dos seus músculos em exercícios regulares vai criar suporte para ligamentos e articulações. Isso compensará o uso excessivo, desafiando os grupos musculares circundantes e equipando todo o corpo.
Lembre-se que o treino de força e os alongamentos são essenciais para regimes de exercícios completos para qualquer modalidade.
De: Dr. Samuel Lopes