A campeã mundial dos 200 metros regressa à competição em pista coberta pela primeira vez desde 2018
A britânica Dina Asher-Smith deve correr em pista coberta pela primeira vez desde 2018, no meeting da World Athletics Indoor Tour Gold, em Karlsruhe, em 29 de Janeiro.
A campeã mundial dos 200 m correu de forma moderada em 2020, competindo em três eventos discretos em Setembro, nas distâncias de 75 e 150 m, bem como noutra prova de 150 m em Agosto.
Como Asher-Smith explicou numa recente entrevista, ela passou grande parte do ano passado a preparar a sua mente. “Aproveitei o ano de uma maneira diferente”, disse ela. “Normalmente, teria sido um período de muitos testes para os nossos corpos. Para mim, a minha equipa e o meu treinador, tivemos que ver as coisas de uma perspetiva diferente e não tentarmos apenas agir como se tudo estivesse normal”.
“Tudo não tem estado normal e quanto mais rapidamente chegar a um acordo, melhor podes aproveitar o tempo. Eu deixei bem claro em 2020, que não iria competir apenas por competir, especialmente quando uma das desvantagens das corridas era poder apanhar um vírus que altera a vida. Aproveitámos o tempo para ficar mais fortes em áreas nas quais normalmente, não teríamos tempo para trabalhar.”
Karlsruhe será a sua primeira prova internacional desde 5 de Outubro de 2019, quando ela fez parte da estafeta 4×100 m, conquistando a medalha de prata no Mundial em Doha, depois de se ter sagrado três dias antes, campeã mundial nos 200 m.
Em Karlsruhe, Asher-Smith, cujo recorde pessoal é 7,08 s, deve encontrar a campeã europeia de pista coberta, a polaca Ewa Swoboda, que em 2019, venceu a prova dos 60 m com 7,10 s e ficou perto do seu recorde pessoal de 7,07 nas séries, além da suíça Ajla Del Ponte e a da alemã Tatjana Pinto.
O meeting de Karlsrhue já garantiu entre outros, as presenças do cubano Juan Miguel Echevarria no salto em comprimento, do alemão Gesa Felicitas Krause nos 1.500 m, além do britânico Andrew Pozzi e do francês Dimitri Bascou e Pascal Martinot-Lagarde nos 60 m barreiras.
Dada a situação pandémica, o meeting deverá decorrer sem espetadores.
Calendário do World Athletics Indoor Tour Gold série 2021
29 de Janeiro – Karlsruhe
9 de Fevereiro – Lievin
13 de Fevereiro – Boston
17 de Fevereiro – Torun
24 de Fevereiro – Madrid