Quando falta menos de um ano para a realização do Campeonato Mundial de Tóquio, o Comité Organizador do evento revelou o percurso da maratona que será disputada nos dias 14 e 15 de setembro.
O percurso terá início e meta no Estádio Nacional do Japão e levará os participantes por alguns dos bairros mais emblemáticos da capital japonesa, destacando o seu extenso legado histórico, cultural e arquitetónico.
O segmento inicial, localizado no agitado bairro de Shinjuku, será dominado por encostas íngremes que testarão a resistência dos atletas. Após os primeiros cinco quilómetros, o percurso será mais plano.
Mais à frente, os atletas deverão completar duas voltas a um circuito de 13 quilómetros. O último trecho levará os atletas de volta ao Estádio Nacional do Japão através de uma difícil subida entre os quilómetros 38 e 40, pouco antes do encontro com os espetadores que aguardarão na meta do estádio.
Além da maratona, o Campeonato Mundial também receberá as provas de 20 km e 35 km marcha que também terão início no Estádio Nacional do Japão.
A prova de 35 km contará com 16 voltas a um circuito de 2 km, enquanto a prova de 20 km contará com 18 voltas a um circuito de 1 km. Depois de completarem as voltas, os marchadores regressarão ao Estádio Nacional do Japão através de uma descida.
Datas das provas de estrada
- Sábado, 13 de setembro: 35 km marcha em masculinos e femininos (simultânea)
- Domingo, 14 de setembro: Maratona feminina
- Segunda-feira, 15 de setembro. Maratona masculina
- Sábado, 20 de setembro: 20 km marcha feminina e masculina (separadamente)