O jornal The Telegraph publicou um artigo referente à questão dos transgéneros e sua participação nos próximos JO de Los Angeles, face à posição do novo presidente dos Estados Unidos.
Donald Trump está em rota de colisão com o Comité Olímpico Internacional sobre os seus critérios de elegibilidade de género após retomar a presidência dos Estados Unidos.
Trump prometeu repetidamente banir mulheres transgénero do desporto feminino se fosse eleito para um segundo mandato de quatro anos, que terminará logo após os próximos Jogos Olímpicos em Los Angeles.
Ele também expressou a sua oposição à decisão do COI de permitir que a boxeur argelina Imane Khelif competisse em Paris 2024, apesar de ela ter sido desclassificada do Campeonato Mundial da sua modalidade por não ter passado num teste de elegibilidade de género.
O candidato republicano postou neste verão, em resposta à vitória de Khelif na sua luta: “Vou manter os homens fora dos desportos femininos!”
Trump fez dessa promessa um ponto-chave da sua campanha eleitoral, embora ainda não se saiba como qualquer movimento desse tipo a nível federal possa impactar LA 2028, que será realizado no reduto democrata da Califórnia.
As decisões sobre elegibilidade são atualmente delegadas às federações internacionais, muitas das quais, também não proíbem totalmente os nascidos do sexo masculino nas suas categorias femininas.