A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) anunciou a suspensão da eritreia Nazret Weldu, recordista nacional e vencedora da Maratona de Viena de 2024, por violar os regulamentos de localização da World Athletics. A atleta de 34 anos foi suspensa por 20 meses após falhar três testes fora da competição em 12 meses.
A AIU detalhou que os três testes perdidos de Weldu ocorreram entre 9 de novembro de 2023 e 22 de maio de 2024. Todos os atletas são obrigados a fornecer informações de localização precisas e atualizadas para permitir testes de doping não anunciados.
Embora uma suspensão inicial de dois anos seja a penalidade padrão para três testes perdidos, a suspensão de Weldu foi reduzida em quatro meses. A AIU levou em consideração o seu acesso limitado à internet e uma falta de compreensão de como atualizar as suas informações de paradeiro. A Eritreia, seu país natal, tem baixa penetração da internet, com apenas 35% da população conectada a uma rede.
Faltar a três testes tem a mesma severidade de um resultado positivo de doping, ressaltando a importância de informações precisas sobre a localização
Weldu tem um recorde pessoal de 2h20m29s e terminou por duas vezes entre as dez primeiras em Campeonatos Mundiais.