O norte-americano Gil Roberts foi suspenso por oito anos depois de testar positivo para substâncias proibidas, disse a Agência Antidoping dos EUA (USADA) num comunicado à imprensa.
Esta é a segunda vez que o sprinter é sancionado pelo organismo e a terceira vez que ele falha num teste antidoping. Em setembro de 2023, Roberts fez um teste antidoping fora da competição e acusou ostarina, RAD-140 e metabólitos de ligandrol e SR9009. Em 2017, ele havia acusado probenecida e em 2022, andarina e ostarina
Roberts não foi sancionado em 2017 depois de ter alegado que tinha ingerido uma substância proibida ao beijar a sua namorada, que estava a tomar medicamentos para uma infeção sinusal que continha probenecida.
O período de inelegibilidade de oito anos do atleta começou em 18 de outubro de 2023, data em que foi suspenso provisoriamente. Além disso, Roberts viu anulados todos os resultados obtidos em competição, a partir de 20 de setembro de 2023, data do seu teste positivo, incluindo a perda de quaisquer medalhas, pontos e prémios.
Roberts fez parte da estafeta nacional de 4×400 m que foi campeã olímpica no Rio de Janeiro 2016.