A queniana Brenda Chebet, campeã mundial sub-20 dos 1500 m, foi suspensa por três anos pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), devido à presença dos esteroides anabólicos androgénicos (AAS) metasterona e seus metabólitos.
O período de inelegibilidade de Chebet começou em 3 de setembro de 2023 e continua até 2 de setembro de 2026. Ela admitiu ter violado as regras antidoping.
Segundo a AIU, foram anulados os resultados de Chebet a partir da data de coleta da amostra, em 8 de julho de 2023. Ela perderá assim os prémios monetários que tenha obtido nesse período.
Brenda Chebet destacou-se no Campeonato Mundial Sub-20 de 2022 em Cali, Colômbia, onde derrotou a favorita Purity Chepkirui, para conquistar o título dos 1500 m. Aparentemente, ela era considerada a potencial herdeira de Faith Kipyegon como a melhor meio fundista mundial dos 1.500 m.
A coleta de amostras em 8 de julho que resultou no teste positivo pode explicar a razão porque ela não fez parte da seleção nacional que competiu no Mundial de Budapeste.