O queniano Rodgers Kwemoi foi suspenso por seis anos por ter violado as regras antidoping, com os seus resultados anulados desde 18 de julho de 2016.
Kwemoi representou o Quénia em vários eventos, incluindo o Campeonato Mundial Júnior e os Jogos da Commonwealth.
O atleta de 26 anos vê assim anulada a vitória na Meia Maratona de Istambul, a medalha de bronze nos Jogos da Commonwealth de 2018 e o título mundial júnior de 2016 nos 10.000 m.
Entretanto, a AIU informou que em Maio do ano passado, escreveu a Kwemoi, notificando-o das anomalias detetadas no seu perfil ABP e que estava a considerar assumir acusações contra ele. Foi convidado a explicar as anormalidades, mas não respondeu dentro do prazo determinado.
Kwemoi respondeu mais tarde, alegando que a razão do problema era resultado das variações naturais devido às respostas psicológicas influenciadas pelas frequentes mudanças no clima, altitude e outros fatores ambientais. No entanto, a sua explicação foi rejeitada pelo painel.
As amostras do corredor radicado no Japão, de acordo com a AIU, apresentaram inconsistências antes do Campeonato Mundial Sub-20 em 2016 e a AIU decidiu que a suspensão começasse a partir de então, com os seus resultados anulados desde então.