A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) informou ontem que o norte-americano Erriyon Knighton, de 21 anos, foi suspenso por quatro anos.
Duas vezes medalhado mundial nos 200 m (terceiro em 2022 e segundo em 2023) e também quarto nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Paris, Erriyon Knighton foi suspenso provisoriamente em 26 de março de 2024 após testar positivo para o esteroide anabolizante trembolona. No entanto, o atleta alegou contaminação não intencional pelo consumo de carne bovina e pôde competir nas seletivas dos Estados Unidos e, posteriormente, nos JO de Paris, sendo quarto na final.
Após os Jogos Olímpicos, a AIU recorreu dessa decisão ao TAS, que levou quase um ano para decidir, após ouvir o atleta e o seu advogado em 23 e 24 de junho deste ano. “Após analisar as evidências científicas, o painel do TAS determinou que não havia evidências para concluir que a carne bovina continha provavelmente resíduos de trembolona num nível suficiente para ter causado o teste positivo do atleta”, explicou o TAS num comunicado.
A suspensão de Knighton entrou em vigor em 12 de setembro. Ele não conseguiu classificar-se para Tóquio nas seletivas realizadas em Eugene, terminando em quinto lugar na final.