O Comité Executivo da Agência Mundial Antidoping (WADA) vai recomendar a proibição em competições, do tramadol, um poderoso analgésico. Uma medida que, se validada, permitirá a sua inclusão na lista de produtos proibidos.
Hoje, deve haver uma reunião do Ccomité Executivo sobre o assunto para recomendar a proibição desse poderoso analgésico na futura lista de produtos de doping, a ser atualizada em 1 de janeiro de 2023.
Questionada sobre o assunto, a Agência afirmou: “ A lista de produtos proibidos é revista anualmente, em consulta com cientistas, médicos e especialistas em antidoping, para garantir que reflita as evidências científicas e médicas, bem como as práticas de doping”.
A sua inclusão no Código Mundial Antidoping, tornaria o produto dopante. Por exemplo, o ciclista Nairo Quintana foi desclassificado do Tour de France deste ano, mas não suspenso porque o produto não estava na lista de banidos da WADA. Na próxima época e num caso semelhante, o ciclista arriscaria uma suspensão se esta medida fosse adotada.