A Unidade de Integridade do Atletismo anunciou a suspensão provisória do maratonista queniano Brimin Kipkorir, vencedor da Maratona de Sydney em setembro de 2024. e duas vezes da Maratona de Frankfurt.
O atleta de 35 anos testou positivo para duas substâncias proibidas num teste fora de competição feito em 22 de novembro. A amostra retirada de Kipkorir acusou a presença de EPO e do agente de mascaramento furosemida. Ambas as substâncias são proibidas pela Agência Mundial Antidoping (WADA).
Kipkorir venceu três das suas últimas quatro maratonas nos últimos dois anos, detendo um recorde pessoal de 2h04m33s. Três semanas após o seu teste positivo, ele venceu a Maratona de Taipei de 2024 em 2h11m41s, resultado que será provavelmente anulado.
A sua vitória na Maratona de Sydney em setembro passado foi a maior vitória da sua carreira, já que a prova estava no seu último ano de candidatura para ser a sétima Abbott World Marathon Major. A Maratona de Sydney recebeu o estatuto de Major no início de novembro.
De acordo com a Lista global de pessoas inelegíveis da AIU, Brimin Kipkorir é agora é um dos 123 atletas quenianos que cumprem suspensões por violações relacionadas a doping.