O agente da vencedora da Maratona de Boston em 2021, Diana Kipyokei, alegou que a atleta é “completamente culpada” após a sua sanção provisória pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU).
A queniana Kipyokei acusou triamcinolone num teste antidoping feito depois da prova
Ela também foi acusada de “obstruir ou atrasar a investigação da AIU através do fornecimento de informações falsas ou documentação”.
Tanto Kipyokei como a sua compatriota Betty Wilson Lempus, que foi acusada de adulterar uma sonda no seu próprio teste de triamcinolone, são representados pelo italiano Gianni Demadonna.
Ele disse: “Estabelecemos uma política: elas têm que nos dizer sempre que tomam um remédio. Se elas não nos dizem, elas são culpadas.
“O que posso eu fazer?
“Eu não posso ficar com as atletas.
“Eu não posso viver com elas.
“Depois de 30 anos, estou a trabalhar nesta atividade e ninguém pode dizer-me: ‘não estás certo ou estás a fazer coisas que não estão corretas’.
“Eu posso defender-me sempre, sem qualquer problema.
“Estou tão triste com esta situação que estragou o meu nome e estragou o nome de atletas (limpos) que estão a fazer o seu próprio treino, não com outra coisa.”
Demadonna acrescentou que Kipyokei, de 28 anos, cujo sobrenome também foi escrito Kipyogei, disse-lhe que um médico havia prescrito o triamcinolone, mas que a sua história era inconsistente.
“Ela nunca nos disse o nome verdadeiro do médico”, disse ele.
“Eu não sei se ela tem medo das consequências.
“Mas até onde compreendemos, ela estava a tentar enganar-nos.
“Ela deu-nos algumas histórias, e nós dissemos: ‘desculpa, mas tu mudaste três vezes o nome do médico’.
“Diana é completamente culpada.
“Eu sinto muito.
“Ela fez algo muito mau.”
A AIU disse que Kipyokei seria desclassificada como vencedora da Maratona de Boston se as alegações contra ela fossem comprovadas.
Kipyokei venceu em Boston com 2h24m45s em 11 de outubro do ano passado, batendo a compatriota e bicampeã mundial da maratona, Edna Kiplagat.
“A Associação Atlética de Boston (BAA) recebeu as conclusões da Unidade de Integridade do Atletismo em relação a Diana Kipyokei”, disse um comunicado da Organização da prova.
“Como resultado das investigações da AIU e em conformidade com as regras do evento, o resultado de Kipyokei na Maratona de Boston de 2021 será desclassificado, aguardando a conclusão dos processos de apelação de atletas relevantes”.