O TAS confirmou que a World Athletics apresentou um recurso da AIU contra uma decisão do Tribunal Disciplinar do Atletismo Mundial referente a Salwa Eid Naser, atual campeã mundial dos 400 metros.
A jovem barenita de 22 anos escapou no mês passado de uma suspensão de dois anos que a teria impedido de competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio, quando as acusações de ausência do paradeiro foram rejeitadas pelo Tribunal Disciplinar. Este anulou um dos seus quatro controlos falhados e, com isso, retirou a sanção inicial de dois anos de suspensão.
A AIU solicitou que o TAS “anule” a decisão original e a substitua por uma nova decisão na qual Naser deve ser sancionada com dois anos de suspensão.
Naser foi acusada de quatro supostas falhas de localização pela AIU em Junho: uma falha arquivada em 16 de Março de 2019 e três controlos falhados em 12 de Março e 12 de Abril do ano passado e 24 de Janeiro de 2020. Se um atleta falhar três testes em 12 meses, tal é equivalente a uma falha de doping.
O Tribunal Disciplinar decidiu que a suposta violação em Abril de 2019 não deveria ser mantida, o que significa que Naser não faltou a três controlos dentro da janela de 12 meses.