Salwa Eid Naser, campeã mundial dos 400 metros, deve comparecer a uma audiência de recurso no Tribunal de Arbitragem do Desporto (TAS). A atleta corre o risco de falhar os JO de Tóquio.
De acordo com a Associated Press, a audiência deveria começar hoje, depois de a Agência Mundial Antidoping e a World Athletics entraram com recursos contra uma decisão de um tribunal independente em Outubro passado, que inocentou Naser das acusações de localização.
Naser, nascida na Nigéria, mas que concorre pelo Bahrein, escapou de uma suspensão de dois anos por ter argumentado que o funcionário antidoping bateu na porta de um armário em vez de o fazer no seu apartamento.
A jovem de 22 anos foi acusada de quatro supostas falhas de localização pela Unidade de Integridade de Atletismo (AIU) em Junho do ano passado. Tal, incluiu uma falha de arquivamento em 16 de Março de 2019 e três testes perdidos em 12 de Março e 12 de Abril do ano passado e 24 de Janeiro deste ano.
Perder três testes em 12 meses é o equivalente a uma falha de doping e Naser foi provisoriamente suspensa. O Tribunal Disciplinar de Atletismo Mundial decidiu que a suposta violação em Abril de 2019 não deveria ser mantida. Naser já havia protestado a sua inocência, dizendo que ela “nunca havia sido uma batoteira”.
O Tribunal Disciplinar havia reconhecido que a decisão a favor da atleta era “limítrofe”. O relatório do Tribunal alegou que as circunstâncias “teriam sido cómicas se as consequências não fossem tão graves” no que diz respeito ao caso de Abril.
Naser detém a terceira marca mais rápida de sempre nos 400 m com 48,14 s. A atleta também conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos e foi tetracampeã asiática.