Terminou em polémica uma prova de 5.000 m integrada num campeonato universitário de pista coberta disputado em Virgínia, Estados Unidos.
Duas atletas da Northeastern University foram desclassificadas por terem corrido com sapatos ilegais para competição.
As duas atletas correram com o mais novo Streakfly 2 da Nike, um ténis de corrida revestido de carbono com uma espessura de 27 mm, que excede o limite de 25 mm definido pela World Athletics para eventos de pista. A Federação Universitária dos Estados Unidos (NCAA) implementou recentemente essa regra para a época de 2024–2025, alinhando-se com os regulamentos da World Athletics para garantir justiça e padronização em todas as competições.
Como o meeting da Virgínia estava sancionado pela World Athletics, os juízes e os treinadores eram obrigados a verificar os sapatos de todos os atletas antes da competição. No entanto, os ténis Nike Streakfly que ambas as atletas calçaram, passaram despercebidos. Uma atleta ficou em quinto lugar em 16m27s, batendo o seu recorde pessoal por 24 segundos . A outra atleta terminou em 13º lugar, em 17m43s. Ambas foram notificadas das suas desqualificações após a prova.