As escocesas Fay Cunningham e Emma Petrie terão batido o anterior recorde mundial do Guinness por 11 maratonas. Eles completaram a sua 106ª maratona final no sábado, depois de terem corrido a sua primeira maratona em 19 de fevereiro.
Desde então, elas completaram um total de 4.472 km. Durante as 106 maratonas, elas também arrecadaram 25.000 libras para obras de caridade.
Cada uma gastou sete pares de ténis e perdeu 11 quilos, apesar de terem comido 4.000 calorias extras por dia.
A maioria das maratonas foi em trilhos e estradas perto da sua casa ou em Royal Deeside. A 100ª maratona delas foi no domingo dia 29 maio em Edimburgo.
Elas correram apenas cinco maratonas sozinhas, enquanto as outras 101 foram completadas com amigos e uma rede de seguidores nas redes sociais.
Após a maratona de sábado, Emma, de 26 anos, disse: “Foi muito mais agradável do que pensávamos, mas agora estamos ansiosas para descansar”.
Fay, de 36 anos, disse que depois do 15º dia, o seu corpo ajustou-se e desde então, ela tem-se sentido bem. A dupla adotou um “ritmo conservador” para cada maratona – levando cerca de cinco horas para cada corrida.
Atualmente, a corredora norte-americana Alyssa Clark detém o recorde feminino de 95 maratonas, que completou em 2020.
Fay e Emma haviam planeado originalmente correr um total de 100 maratonas seguidas, mas durante o desafio, duas outras mulheres afirmaram ter estabelecido novos recordes mundiais.
Em abril, a corredora britânica Kate Jayden reivindicou um recorde não oficial de 101 maratonas em 101 dias. Mais tarde, no mesmo mês, a corredora sul-africana Jacky Hunt-Broersma, que perdeu uma perna devido a um cancro em 2001, correu 104 maratonas em 104 dias.
Fay disse: “Nós não sabíamos se os registos seriam verificados oficialmente porque algumas das maratonas feitas por essas mulheres foram em tapetes rolantes. Acreditamos que o recorde é válido apenas se corrermos todas as maratonas ao ar livre.
Mas mesmo assim, decidimos garantir um novo recorde adicionando mais seis maratonas para chegar às 106 maratonas em 106 dias.