O sueco Armand Duplantis bateu ontem no Meeting de Belgrado o seu próprio recorde mundial depois de saltar 6,19 m na sua terceira tentativa.
Duplantis disse várias vezes que tinha essa altura nas pernas. Estes 6,19 m superam em um centímetro o seu recorde estabelecido em 15 de Fevereiro de 2020, em Glasgow.
Agora, foi a sua última prova antes do Mundial, que decorrerá na mesma Stark Arena.
Depois de uma primeira tentativa encorajadora e uma segunda completamente falhada, a terceira foi certeira. Um salto sem limites, durante o qual ele tocou na barra, mas que desta vez, não caiu.
Neste inverno, Duplantis teve várias deceções, quando acreditou que tinha passado a barra mas viu depois, ela cair. Agora e quando o salto foi validado, ele correu com alegria para os braços da sua noiva, finalmente satisfeito.
Depois dos seus 6,18 m, o sueco precisou de 18 provas para somar este centímetro ao recorde, que se tornou este inverno, um grande objetivo para ele. Falhou por pouco em Karlsruhe (6,02 m), Berlim (6,03 m), Uppsala (6,04 m) e Birmingham (6,05 m).
Esta foi a terceira vez que Duplantis bateu o recorde mundial em pista coberta. Detém também o melhor desempenho mundial ao ar livre com 6,15 m, em 2020.
Duplantis: “Acho que tentei 6,19 m 50 vezes”, disse Duplantis ao World Athletics. “Fez muito tempo. Nunca uma altura me deu tantos problemas, então é uma sensação muito boa. Tem sido muito difícil nos últimos dois anos. Estou muito feliz”.