O ex-recordista mundial de maratona Eliud Kipchoge compartilhou aquela que ele considera a dica mais fácil para os atletas evitarem lesões.
Numa entrevista ao China Daily, pediu aos atletas para que nunca perdessem um dia de treino, pois tal ajuda a fortalecer os seus músculos e mente. Ele salientou que falhar o treino, tende a deixar a pessoa fraca com o atleta a ter maiores dificuldades em grandes campeonatos.
Disciplina é uma das virtudes pelas quais Eliud Kipchoge é conhecido. Tal caraterística tem funcionado bem para ele, já que só desistiu de uma prova na maratona olímpica de Paris, devido a dores lombares. Ele enfrentou alguns desafios nos últimos meses, sendo apenas sexto na Maratona de Boston de 2023 e décimo na Maratona de Tóquio deste ano.
“É simples… seja consistente no treino e tente o máximo possível não faltar ao treino. Mesmo que perca a sua corrida de 20 km, tente correr 5 km para manter os seus músculos e mente no ritmo”, disse Eliud Kipchoge.
“É bom continuar todos os dias e certificar-se de treinar a sua mente e músculos para correr todos os dias. Esta é a maneira mais fácil de manter longe as lesões. Quanto mais se corre, mais em forma se fica e se mantém forte a sua mente… também fica mais rápido.”
Eliud Kipchoge acrescentou que vê os contratempos na sua carreira como desafios e, todos os dias, trabalha dia e noite com a intenção de recuperar e ficar mais forte. Ele aconselhou os atletas a não deixarem os contratempos afetá-los, mas usá-los como trampolins para os próximos níveis das suas carreiras.
“Se eu não consigo atingir o que planeei, encaro isso como um desafio, porque sabemos que o atletismo é diferente, hoje está-se em alta, amanhã está-se em baixa, mas trabalhamos sempre duro e planeamos estar em alta”, Eliud Kipchoge.
“Se alguma coisa acontecer, isso é apenas um desafio e tem-se que voltar à prancheta e voltar no dia seguinte e treinar para outra chamada e a vida seguirá confortavelmente.”