Os campeões olímpicos Elaine Thompson-Herah, Allyson Felix e Eliud Kipchoge estão entre os desportistas nomeados para a eleição de Desportista do Ano no Prémio Laureus deste ano.
Apesar da interrupção contínua causada pela pandemia de Covid-19, o regresso dos grandes eventos, incluindo os JO de Tóquio, refletiu-se nas listas dos nomes indicados.
A jamaicana Elaine Thompson-Herah, que no ano passado foi eleita a Atleta Mundial Feminina do Ano, é indicada ao prémio Laureus Sportswoman of the Year após as suas três medalhas de ouro em Tóquio, nos 100 m, 200 m e 4×100 m.
A norte-americana Allyson Felix é nomeada após o seu recorde de medalhas olímpicas, com o bronze nos 400 m e o ouro nos 4×400 m, elevando a sua contagem para 11 medalhas. A elas, juntam-se na lista de nomeadas, as nadadoras Emma McKeon e Katie Ledecky, a tenista Ashleigh Barty e a jogadora de futebol Alexia Putellas.
O maratonista queniano Eliud Kipchoge é um dos seis indicados ao prémio masculino, ao lado do jogador da NFL, Tom Brady, do jogador do Bayern de Munique, Robert Lewandowski, do campeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen, do tenista Novak Djokovic e do nadador Caleb Dressel.
“Acho que temos que concluir que Eliud Kipchoge é agora, o maior maratonista de todos os tempos”, disse Sebastian Coe, presidente da World Athletics e membro da Laureus Academy. “Tive o grande privilégio de vê-lo conquistar o seu título olímpico em Sapporo”.
A campeã olímpica do salto triplo, a venezuelana Yulimar Rojas e o campeão olímpico do dardo, o indiano Neeraj Chopra, são candidatos ao prémio Breakthrough.
Os vencedores serão revelados em Abril, após votação da Laureus World Sports Academy, composta por 71 lendas do desporto.