A jamaicana Elaine Thompson Herah venceu como se esperava os 100 m da final de Zurique, culminar de uma época inesquecível.
“Surpreendente!” Foi assim que a campeã olímpica de 29 anos nos 100 m, 200 m e 4×100 m, descreveu sua época depois de ter corrido em Zurique em 10,65 s, a sua quarta marca abaixo dos 10,70 nesta época. Nenhuma outra sprinter conseguiu correr tantas vezes abaixo dos 10,70, muito menos numa única época.
Para Thompson Herah, agora há que consolidar o que tem feito e lutar por um objetivo mais ambicioso,
“Este ano, foi uma longa temporada com altos e baixos, mas no ano que vem, o recorde mundial está definitivamente na minha mente”, brincou Thompson Herah, sabendo que o recorde mundial está em 10,49 s de Florence Griffith-Joyner.
“Tem sido uma temporada louca, longa e cansativa. Fui tão consistente porque estava apenas a manter a fé em mim e não permitia nenhuma negatividade. Estou muito feliz e grata. Agora, estou cansada, mas este é o meu trabalho. Eu descreveria esta temporada com uma palavra: incrível, mas teve altos e baixos. Tenho que dar graças a Deus por estar saudável e por poder terminar uma temporada tão longa ”, acrescentou Thompson Herah.
Os 10,65 de Zurique juntam-se aos 10,54 (Eugene), 10,61 (Tóquio) e 10,64 (Lausanne), abrangendo um período incomparável de seis semanas.
Thompson Herah venceu esta época 15 das 17 provas em que participou, só sendo derrotada por duas vezes, no National Senior Championships e na Lausanne Diamond League.