O queniano Eliud Kipchoge, ex-recordista mundial da maratona, assumiu a função de treinador e mentor na Equipa Mundial de Atletas Refugiados Sub-20. De acordo com a World Athletics, Kipchoge assume o papel de mentor e assistente, aproveitando a sua experiência na modalidade, para educar e inspirar futuros atletas refugiados.
A Equipa Mundial de Atletas Refugiados foi fundada em 2016 e é composta por atletas que fugiram da violência, do conflito e da injustiça no seu país de origem. A Equipa Olímpica de Refugiados fez a sua primeira aparição competitiva nos Jogos Olímpicos de 2016 e desde então, competiu na maioria dos eventos da World Athletics.
Kipchoge e a técnica principal da equipa, Janeth Jepkosgei, ex-campeã mundial dos 800 m, orientarão a equipa Sub-20 até o Mundial de Atletismo Sub-20 de 2024 que se disputa em agosto na cidade de Lima, no Perú.
Segundo a World Athletics, a colaboração do bicampeão olímpico começará em janeiro. “Kipchoge motivará os membros da equipa compartilhando o seu conhecimento e disciplina na modalidade, ao mesmo tempo que os incentivará a prosseguir os seus estudos e a ler livros, que é uma das suas paixões”, disse o comunicado de imprensa.
A nova função de Kipchoge, de 39 anos, não significa que ele vai interromper a sua carreira Ele ainda tem aspirações de vencer todas as Abbott World Marathon Major , faltando-lhe as de Nova York e Boston, e ainda, um terceiro título olímpico da maratona no próximo ano em Paris.