A Associação Atlética de Boston (BAA), organizadora da 127ª edição da maratona que se disputa em 17 de abril, já divulgou a lista dos atletas de elite que irão defrontar Eliud Kipchoge, na sua estreia na prova. A lista integra 15 atletas que já correram abaixo de 2h07m e três ex-vencedores em Boston que regressam em busca de outra vitória.
Kipchoge vai enfrentar o último vencedor em Boston, Evans Chebet, o vencedor de 2021, Benson Kipruto e o duplo vencedor Lelisa Desisa. Kipruto alcançou o pódio nas suas últimas três grandes maratonas, com vitórias em Boston (2021) e Chicago (2022). Ele também venceu a Maratona de Toronto em 2018. Chebet venceu as suas duas últimas grandes maratonas, ambas em 2022, Boston e Nova York. Desisa não termina uma maratona há quase quatro anos, tendo inúmeras desistências nas últimas duas épocas. Este ano, será o décimo aniversário do seu primeiro triunfo em Boston, em 2013.
Também estão na lista, o brasileiro Daniel do Nascimento e o norte-americano CJ Albertson, candidatos a um lugar no pódio. O atleta brasileiro liderou a Maratona de Nova York de 2022 até cerca dos 32 quilómetros, quando desmaiou no percurso devido a fadiga e cãibras musculares.
Depois de Kipchoge e Chebet, o atleta mais rápido no pelotão é o tanzaniano Gabriel Geay, segundo na recente Maratona de Valência com 2h03m. Geay foi quarto na Maratona de Boston de 2022.
Outros nomes notáveis na lista da elite masculina incluem o queniano Albert Korir, vencedor da Maratona de Nova York de 2021, e o etíope Shura Kitata, vencedor da Maratona de Londres de 2020. Kitata, um maratonista de 2h04m, foi o último atleta a vencer Kipchoge, na Maratona de Londres de 2020 e fará também a sua estreia em Boston.