O recordista mundial da maratona, Eliud Kipchoge lançou oficialmente a sua própria fundação, conhecida como a “Fundação Eliud Kipchoge”.
O atleta queniano disse que a fundação terá um forte enfoque na educação e no meio ambiente e procurará fortalecer as comunidades, tanto local como internacionalmente.
“A minha missão é dar a todas as crianças do mundo acesso ao conhecimento e à educação. Quero que essas crianças cresçam e se tornem adultos saudáveis num mundo verde e respirante, onde as florestas mantêm seguro o nosso povo”.
“Quero contribuir e fazer crescer o movimento em educação e proteção ambiental através da minha Fundação, para alcançar as pessoas no mundo com a minha voz”, disse Kipchoge.
Ele também acrescentou que quer aumentar a consciencialização e criar fundos para construir bibliotecas, escolas e cultivar mais árvores nos sítios florestais que ajudarão a próxima geração em termos de ar puro.
“Tive a sorte de ter acesso a livros e conhecimento desde muito jovem. Ensinou-me a valorizar a vida e por isso decidi estabelecer os alicerces que vão ajudar a próxima geração que também deve saber o valor de ter um bom ambiente”, acrescentou.
A Fundação Eliud Kipchoge concentra-se em dois pilares: educação e meio ambiente e ambos os temas estiveram no coração de Kipchoge ao longo da sua vida e são áreas onde ele prevê causar um impacto por um mundo melhor.
“A educação ajuda-o a crescer e pode ajudar a aumentar a sua comunidade ao seu lado, e o acesso à informação é crucial para uma boa educação e uma boa biblioteca é a base para isso”.
“O meu sonho é que todas as escolas e creches do mundo tenham boas bibliotecas desde muito jovens, as crianças precisam de entrar em contato com os livros, com a aprendizagem. Isso cria uma boa base para as crianças e os livros podem inspirar, também para aqueles que não têm acesso à internet ”, disse ele.
Kipchoge acrescentou também que se inspirou em livros durante toda a sua vida e que há muitas pessoas talentosas na África e ao redor do mundo, que podem inspirar-se e ajudar a resolver os problemas que as pessoas enfrentam nas suas comunidades.
O objetivo da Fundação é patrocinar mensalidades escolares e dar acesso à educação a mais crianças, construir bibliotecas e inspirar as pessoas, através da importância da educação e do poder dos livros”.
Em termos de meio ambiente, Kipchoge disse que é o segundo pilar da fundação. Esta, quer fornecer um mundo saudável para as próximas gerações, portanto, deve fornecer as ações certas para isso.
“Quero que o mundo respire bem e sem florestas, não dá para ter condições ideais para treinar. Como agricultor, sei da importância de um bom clima, plantando árvores e usando a terra de forma sustentável, para que as pessoas possam cultivar alimentos e plantas saudáveis, também para as próximas gerações.
“Acredito que juntos, podemos tornar a terra seca novamente verde, o que tem um grande impacto na biodiversidade, na disponibilidade de água e na alimentação saudável. Podemos começar sempre a ajudar, até mesmo adotando árvores. Já comecei adotando uma floresta perto do nosso campo de treino para ajudar a salvá-la. Quero ajudar a salvar e cultivar florestas em todo o mundo”, acrescentou Kipchoge.
O objetivo da Fundação Eliud Kipchoge na conservação do meio ambiente é preservar as florestas naturais, através do reflorestamento, além de incentivar os agricultores a plantarem árvores nas suas quintas.
A fundação também visa tornar a corrida um estilo de vida para muitas pessoas, como uma forma de promover a boa saúde em todo o mundo.