A Federação de Atletismo do Quénia anunciou a equipa masculina que vai participar na maratona dos JO de Paris. O atual campeão olímpico Eliud Kipchoge vai liderar a equipa. O seu grande objetivo em Paris passa por ser o primeiro homem a ganhar três títulos olímpicos na maratona. Se conseguir o feito, também será o maratonista mais velho a defender com sucesso o título nos Jogos Olímpicos.
Kipchoge correu já este ano a Maratona de Tóquio onde foi apenas décimo. Mas desde então, voltou a treinar com afinco e afirma-se preparado para Paris.
Juntando-se a Kipchoge, estará Benson Kipruto, último vencedor da Maratona de Tóquio. Outro atleta nomeado é Timothy Kiplagat, vencedor da Maratona de Abu Dhabi em 2022.
Alexander Mutiso também foi indicado para a seleção nacional. Ele conquistou a prata para a equipa do Quénia no Campeonato Mundial Sub-18 de 2018.
Mutiso espera impressionar mais uma vez, detendo um interessante curriculum em maratonas. Entre outras, venceu a Maratona de Praga de 2023 e foi segundo na Maratona de Valência de 2023.
O pouco conhecido Vincent Ngetich, o jovem que lutou com Kipchoge na Maratona de Berlim de 2023, também fará parte do campo repleto de estrelas. Ngetich provou ser um grande maratonista, terminando em segundo atrás de Kipchoge na sua estreia na distância.