Será no dia 17 de abril que Eliud Kipchoge vai participar pela primeira vez na Maratona de Boston. Numa entrevista recente, ele mostrou-se ambicioso pois para além de querer cortar a meta em primeiro lugar, quer ainda bater o recorde do percurso que pertence ao queniano Geoffrey Mutai com 2h03m02s desde 2011.
Kipchoge de 38 anos, mostrou-se preparado para enfrentar todo o tipo de dificuldades. “O clima pode ser imprevisível, mas estou a tentar ser um homem para todos os climas. Se algum desafio aparecer naquela manhã, eu irei com ele.”
Uma coisa que diferencia Boston de outras grandes maratonas é que não são permitidas “lebres”. Nas duas últimas maratonas, Kipchoge teve a ajuda das “lebres”até ficar só por volta da marca dos 20 km.
Ele disse que ele e os seus companheiros de treino projetaram um percurso montanhoso em Kaptagat para imitar as colinas de Boston, envolvendo mais de 40 quilómetros de colinas a 2.500 metros acima do nível do mar. Ele treinou em altitude durante toda a sua carreira, o que o ajuda a respirar bem e a correr rápido.
Kipchoge bateu o recorde mundial da distância em setembro do ano passado em Berlim com 2h01m09s. O seu grande objetivo atual é vencer as Maratonas de Boston e Nova York, as duas únicas provas que ainda não correu das seis Abbott World Marathon Majors.
Além disso, Kipchoge quer vencer as seis maratonas com recordes dos percursos. Ele já o fez em Londres (2h02m37seg), Berlim (2h01m09seg) e Tóquio (2h02m40seg). Para atingir esta meta, ele tem de voltar a correr e vencer a Maratona de Chicago para bater o tempo de Dennis Kimetto conseguido em 2013 com 2h03m45s.
Kimetto deteve o recorde mundial da maratona com 2h02m57s até Kipchoge quebrá-lo pela primeira vez em 2018.