Faz hoje 21 anos que Paula Radcliffe estabeleceu um impressionante recorde mundial da maratona, quando defendeu o seu título da Maratona de Londres.
Paula Radcliffe, então com 29 anos, foi a primeira mulher a correr a distância em menos de duas horas e 16 minutos, com um novo tempo recorde de 2h15m25s, superando o seu anterior recorde mundial obtido em Chicago por 1m53s.
Paula Radcliffe também foi a primeira britânica a cruzar a linha de chegada no evento misto que usava ‘lebres’ masculinos.
“Sofri algumas cólicas estomacais nos últimos oito ou seis quilómetros, mas isto já aconteceu antes, era apenas o meu corpo a dizer-me que eu estava a sofrer”, disse Radcliffe.
“Os últimos três quilómetros foram particularmente difíceis, mas quando saímos do vento no Big Ben ficou mais fácil.”
A britânica deteve os recordes mundiais da maratona feminina e mista até 2017 e 2019, respetivamente, quando um novo recorde em ambas as categorias foi estabelecido pela queniana Brigid Kosgei.
Paula Radcliffe venceu a Maratona de Londres pela terceira vez em 2005 e conquistou depois, a medalha de ouro na maratona do Campeonato Mundial disputado em Helsínquia. Mas nunca conseguiu conquistar uma medalha olímpica.
Ela retirou-se da alta competição aos 41 anos de idade, após a Maratona de Londres em 2015.