Os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026 serão os primeiros a ter a participação de uma Equipa Olímpica de Jovens Refugiados.
Thomas Bach, o presidente do Comité Olímpico Internacional, disse que será selecionada uma equipa para chamar a atenção para o problema da crise dos refugiados.
“Estamos ansiosos para selecionar uma equipa que não apenas ilumine a crise global do deslocamento e dos refugiados, mas que também destaque a importância de reunir os melhores atletas jovens, no espírito do Olimpismo, nos Jogos Olímpicos da Juventude inclusivos de Dakar 2026”, disse Bach ao Olympics.com.
A seleção da Equipa Olímpica de Jovens Refugiados para Dakar 2026 será decidida pelo Conselho Executivo do COI.
A África abriga atualmente mais de 47 milhões dos mais de 120 milhões de pessoas globalmente deslocadas. A Equipa Olímpica de Jovens Refugiados em 2026 servirá para chamar a atenção para esta realidade. Há muitos anos que através do seu trabalho, a Olympic Refuge Foundation tem apoiado pessoas deslocadas em todo o continente africano, através do desporto.
Atualmente, a Fundação tem programas ativos em Burkina Faso, Burundi, Quénia e Uganda. Ela também trabalhou anteriormente no Ruanda e na República Democrática do Congo, alcançando e apoiando milhares de jovens afetados pelo deslocamento.