Milhares de corredores de todo o mundo estão a preparar-se para uma estafeta recorde de 7.767 km entre Glasgow e Sharm el-Sheikh, no Egito, em nome da ação climática.
Organizado pela The World Relay Ltd, ‘Running Out of Time’ está programado para ser a maior estafeta ininterrupta com a participação de corredores, ciclistas e velejadores, passando um testemunho que contem uma poderosa mensagem sobre as mudanças climáticas da Escócia, a cidade anfitriã da COP26, para Sharm el-Sheikh no Egito, para a reunião inaugural da COP27.
O percurso está dividido em 685 etapas, com cerca de 10 km cada, para as quais os corredores são convidados a inscrever-se. Dia e noite, a estafeta levará 28 dias para passar por 18 países: Escócia, País de Gales, Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Itália Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Grécia, Chipre e Israel antes de chegar ao Egito a tempo da COP27, que vai decorrer entre 6 e 18 de novembro deste ano.
O testemunho vai atravessar mares, montanhas, neve e desertos, cidades e capitais, incluindo alguns dos pontos mais vulneráveis do mundo às mudanças climáticas. Ele visitará centenas de escolas e projetos de mudança climática para inspirar e defender a ação climática local. Ao mesmo tempo, a estafeta estará a arrecadar fundos para o Fundo Florestal Global da Fundação para Educação Ambiental e o Carbon Copy .
Jamie Hay, cofundador do Running Out of Time, disse: “Esta é a nossa missão mais crítica até agora. O nosso objetivo é entregar uma mensagem poderosa a quem decide na COP27, com tanto apoio que é impossível ignorar, se quisermos ter a esperança de garantir uma transição para um futuro climático seguro.’
“Running Out of Time simboliza a própria essência da ação climática – é um plano extraordinário, ousado e ambicioso que só terá sucesso porque todos trabalharam juntos. Eu sei que podemos fazer isso.’