Com o calor do verão a aparecer, é importante que os corredores, sejam proativos com a ingestão de água. A desidratação aproxima-se rapidamente; um sol escaldante e temperaturas mais altas significam mais suor e perda de água, o que não só faz o corredor sentir-se quente e ressecado, como também pode diminuir os seus níveis de energia, causar cãibras musculares, aumentar a rigidez e fazê-lo sentir-se fatigado muito mais cedo do que o normal.
Vamos dar algumas dicas para se manter hidratado.
Beba mais água
Embora este seja um conselho extremamente básico, também é extremamente importante. Não fique sempre a tentar recuperar o atraso, correr suficientemente hidratado facilitará a manutenção da hidratação e a sensação de bem-estar.
- Aumente a ingestão de água em relação à quantidade que bebia no inverno. Por exemplo, se costumava beber dois litros de água por dia, tente beber três.
- Viaje com uma garrafa de água, no carro, numa caminhada ou para uma reunião. Mesmo que esteja apenas a fazer uma tarefa rápida, se tiver acesso à água, estará mais inclinado a bebê-la regularmente.
- Em vez de beber muita água antes de correr para compensar a falta de hidratação (o que deixará líquido no estômago), tome pequenos goles com frequência ao longo do dia.
Evite o sol
- Corra ao início da manhã ou ao final da tarde, para evitar períodos de pico de luz solar e calor; se as temperaturas ultrapassarem os 25 °C, considere optar pelo tapete rolante.
- Planeie os seus percursos para incluir mais sombra.
- Use um chapéu para proteger o rosto do sol e continuar a sentir-se (e parecendo) fresco.
Leve água quando for correr
Se for correr ou exercitar-se por mais de 90 minutos, leve líquidos (água e/ou eletrólitos) para manter a sua hidratação e os seus níveis de energia. Isso pode significar carregar uma garrafa de água (o que é sem dúvida irritante), use um colete de hidratação ou colocar garrafas de água ao longo do percurso com antecedência. Melhor ainda, se puder levar alguém para pedalar ao seu lado e carregar a sua garrafa.
Repõe eletrólitos perdidos
Claro, aproveite um copo de água gelada (ou dois) após a corrida, mas considere adicionar alguns eletrólitos, comprados prontos ou feitos em casa, para repor os eletrólitos perdidos com o suor.
Pode fazer a sua própria bebida eletrolítica misturando água, sal marinho (que contém minerais como sódio e potássio) e uma fonte de carbohidrato, como mel.
De: Cameron Ormond