A Associação Europeia de Atletismo emitiu hoje um comunicado onde anuncia as alterações às inscrições finais para o Europeu de Roma.
No comunicado, é feita uma forte critica à Federação Francesa de Atletismo que além de se ter esquecido de inscrever dois atletas com mínimos, não retirou 12 atletas da lista de pré-inscritos, bloqueando assim 12 vagas a outras Federações.
Eis o comunicado integral da Associação Europeia de Atletismo:
O Atletismo Europeu tem o dever de informar e explicar que, apesar dos regulamentos existentes e dos procedimentos estabelecidos, tiveram de ser permitidas alterações excecionais nas inscrições finais para o Campeonato Europeu de Atletismo de 2024.
Grandes erros administrativos cometidos por uma Federação Membro na gestão do procedimento de inscrição final impactaram profundamente as inscrições finais para o evento. Além de não inscrever dois dos seus atletas, a referida Federação não retirou da lista de pré-inscrições 12 dos seus atletas que não irão competir, bloqueando assim 12 vagas de qualificação e impedindo a inscrição de vários atletas de diversas Federações Membro para Roma 2024.
Após uma análise muito aprofundada da situação, considerando o número de atletas impactados pelo acima exposto e as consequências que tais erros podem ter nas carreiras dos atletas e no seu futuro no nosso desporto, o Atletismo Europeu decidiu permitir que as Federações Membro penalizadas entrem os atletas subsequentes qualificados para as 12 vagas gratuitas. O preenchimento dessas vagas não será prorrogado caso os primeiros atletas elegíveis não confirmem sua participação no prazo estabelecido.
Tal decisão foi motivada pela necessidade de restabelecer a justiça – valor inerente ao nosso desporto, bem como pela missão centrada nos nossos atletas, pois é justo que as carreiras dos atletas não sejam destruídas por erros administrativos, para que o seu árduo trabalho e os esforços diários nas pistas são recompensados nas fases apropriadas destes Campeonatos, e que o Atletismo possa continuar verdadeiramente a ser o seu desporto para toda a vida.
Seguindo os mesmos princípios, o Atletismo Europeu decidiu reintegrar também outros atletas, que foram penalizados pelos erros da sua federação, comunicados nas 24 horas entre o prazo de pré-inscrições e o prazo de inscrições finais.