Alguns atletas de alta competição decidem dedicar-se depois a modalidades de inverno, conseguindo uma participação nos Jogos Olímpicos de Inverno. Agora, entre os que subiram ao pódio em Pequim estão o ex-decatleta Thorsten Margis, que ganhou duas medalhas de ouro no bobsleigh e carregou a bandeira alemã na cerimónia de encerramento; as equipas vencedoras de medalhas de ouro e prata da Alemanha no bobsleigh de duas mulheres; e a australiana medalhada de prata do skeleton, Jackie Narracott, que começou a sua carreira como sprinter e saltadora.
Muitos atletas olímpicos de Tóquio ainda não regressaram este ano à competição. Mas a sprinter alemã Alexandra Burghardt passou a dedicar-se a uma nova modalidade e com sucesso, ganhando uma medalha olímpica, tudo no espaço de sete meses.
Burghardt competiu nos 100 m e 4×100 m em Tóquio e, apesar de só ter começado o bobsleigh em Setembro, ela esteve numa pista de gelo em Pequim e juntamente com
Mariama Jamanka, uma ex-lançadora do disco e martelo, conseguiram uma medalha de prata. As suas compatriotas Laura Nolte e Deborah Levi ganharam o ouro, com Nolte, de 23 anos, a ser a atleta de bobsleigh mais jovem a conquistar um título olímpico no evento.
“Estamos na lua”, disse Burghardt após a conquista de medalhas com Jamanka. “Esta medalha significa muito para nós, as duas. Fomos ambas recompensadas por anos de trabalho duro e a nossa corajosa decisão de formar uma dupla apenas alguns meses antes das Olimpíadas.”
Apesar do seu sucesso no desporto de inverno, a sprinter continua focada na sua carreira no atletismo. “Vou decidir nos próximos dias se vou disputar o campeonato nacional de pista coberta (26-27 de fevereiro) ou não. Mas primeiro, vamos comemorar!”
Como Burghardt e Jamanka, Nolte e Levi também têm formação no atletismo. Nolte treinou como sprinter e Levi competiu a nível nacional e alcançou no ano passado, um novo recorde pessoal nos 100 m. A quarta classificada, Kim Kalicki, ´uma sprinter que costumava também competir no salto em comprimento, e Lisa Buckwitz, é uma ex-heptatleta.
Enquanto isso, Bree Walker, ex-atleta australiana de 400 m barreiras e sprinter, competiu no monobob e no bobsleigh de dois lugares em Pequim, sendo quinta no evento individual e combinando com a ex-heptatleta Kiara Reddingius na prova por equipas.
A sprinter e saltadora norte-americana Kaysha Love competiu com Kaillie Humphries no bobsleigh de dois lugares, com a dupla a terminar em sétimo lugar.
A britânica Montell Douglas, olímpica em 2008, regressou a Pequim para participar no bobsleigh de dois lugares com Mica McNeill, ex-lançadora do disco. Juntamente com Douglas e McNeil, a equipa da Grã-Bretanha também incluiu a lançadora do peso Adele Nicoll (17,17m) e o sprinter dos 100 m Greg Cackett (10,24 s).