Já se passaram dez anos desde que a ex-recordista mundial da maratona Paula Radcliffe correu a sua última maratona. Agora com 51 anos, ela diz-se pronta para regressar à competição. Radcliffe pretende correr as Maratonas de Tóquio e de Boston, sete semanas depois.
Radcliffe anunciou na segunda-feira, o seu regresso no seu mais novo podcast, Paula’s Marathon Run Club, que ela apresenta em conjunto com o bicampeão olímpico britânico da maratona Chris Thompson.
Radcliffe é a maratonista britânica mais vitoriosa da história, tendo vencido as maratonas de Londres e Nova York por três vezes na sua carreira. Ela foi sete vezes campeã do Abbott World Marathon Major, e a sua marca de 2h15m25s da Maratona de Londres de 2003 é ainda recorde britânico da maratona. Ela manteve o recorde mundial durante 16 anos até ser batido em 2019 pela queniana Brigid Kosgei.
Radcliffe ainda não anunciou as suas metas específicas para as duas maratonas, mas será interessante ver se ela ainda tem velocidade nas pernas. A sua última maratona foi em 2015, em Londres, onde ela correu em 2h36m55s, vencendo o seu escalão W40-44 e a divisão master na época. O recorde britânico do escalão W50 é de 2h47m44s.
A Maratona de Tóquio está marcada para 2 de março, e a Maratona de Boston para 21 de abril.
No fim de semana após Boston, Radcliffe revelou que irá a Londres para apoiar a sua filha Isla que se vai estrear na maratona. Isla correrá a prova para caridade, arrecadando fundos para a Children with Cancer UK, que apoiou a sua família depois dela ter sido diagnosticada com cancro aos 13 anos.