A queniana Faith Kipyegon, campeã olímpica e mundial dos 1.500 m, vai tentar ser a primeira atleta a correr a milha em menos de quatro minutos como parte do projeto “Breaking 4” da Nike, uma iniciativa semelhante à tentativa de Eliud Kipchoge em correr a maratona em menos de duas horas.
A Nike anunciou Faith Kipyegon, de 31 anos, vai tentar a marca em 26 de junho em Paris, onde bateu no ano passado, o seu próprio recorde mundial dos 1.500 m. Os detalhes ainda não foram revelados, mas, assim como a maratona de 1h59m40s do compatriota Kipchoge em Viena em 2019, ela irá contar provavelmente com a ajuda de guias de luz ou ‘lebres’ tecnológicos, novos sapatos de última geração e outros recursos tecnológicos que farão com que o recorde, se batido, não seja oficialmente reconhecido pela World Athletics.
Faith Kipyegon estabeleceu o atual recorde mundial de milha em 2023 com 4.07,64, superando em quase cinco segundos a anterior marca de Sifan Hassan obtida em 2019.
Meio século atrás, o mesmo feito, mas em versão masculina, tornou-se um dos maiores marcos históricos do atletismo no século XX. O britânico Roger Bannister foi o primeiro homem a quebrar a barreira dos quatro minutos em maio de 1954. E no mesmo mês, a sua compatriota Diane Leather foi a primeira mulher a quebrar a barreira dos cinco minutos. O atual recorde masculino pertence ao marroquino Hicham El Guerrouj desde 1999 com 3.43,13.