Dick Hoyt, que inspirou milhares de corredores, pais e atletas com deficiência ao empurrar o seu filho, Rick, numa cadeira de rodas em dezenas de maratonas de Boston e centenas de outras provas, morreu aos 80 anos de idade.
“Dick faleceu calmamente enquanto dormia na sua casa em Holland, Massachusetts”, disse Russ Hoyt, outro dos seus filhos, à Associated Press. “Ele tinha um problema cardíaco em curso, contra o qual vinha lutando há anos, e isso acabou por levar a melhor sobre ele”, acrescentou Russ Hoyt.
Russ e o seu outro irmão, Rob, deram a notícia a Rick. “Ele está triste, como todos nós, mas está bem”, disse Russ.
Dick Hoyt empurrou pela primeira vez o seu filho, que é tetraplégico e tem paralisia cerebral, na Maratona de Boston em 1980. Dick e Rick, numa cadeira de rodas especializada, completaram juntos 32 Maratonas de Boston, até que Dick, citando problemas de saúde, se retirou em 2014.
A Boston Athletic Association, que organiza a maratona, chamou Hoyt de uma lenda. “A BAA está tremendamente triste ao saber da morte do ícone da Maratona de Boston Dick Hoyt”, disse a organização num comunicado. “Dick personificou o que significava ser um Maratonista de Boston, mostrando determinação, paixão e amor em todos os Patriots Day, durante mais de três décadas. Ele não era apenas um favorito dos fãs que inspirou milhares, mas também um amigo leal e pai que se orgulhava de passar bons momentos com o seu filho Rick enquanto corria de Hopkinton para Boston. ”
Mesmo depois de o seu pai ter parado de correr, Rick continuou a participar na Maratona de Boston. Bryan Lyons, um dentista, assumiu o comando de Rick a partir de 2015 até à sua morte inesperada em Junho passado, aos 50 anos.
Rick e o pai participaram em mais de 1.000 provas, incluindo duatlos e triatlos. Em 2013, foi erguida uma estátua de pai e filho, em frente a uma escola em Hopkinton, perto da linha de partida da Maratona de Boston.