A Federação Russa de Atletismo (RusAF) nomeou Sergey Zhelanov, medalhado de bronze dos JO Moscovo em 1980, para o cargo de técnico do país.
A presidente interina da RusAF, Irina Privalova, desempenhou as funções de treinadora interina desde setembro do ano passado.
Privalova revelou que a nomeação de Zhelanov requer a aprovação do Ministério do Desporto da Rússia. “Continuarei atuando como treinadora principal da seleção nacional até que a candidatura de Zhelanov seja aprovada pelo conselho de especialistas do Ministério do Desporto da Federação Russa.”
Zhelanov é atualmente o treinador principal de eventos combinados da Rússia. Ele ganhou o bronze no decatlo masculino nos JO de Moscovo em 1980, representando a União Soviética.
O medalhado de ouro dos 800 m nos JO de Atenas 2004, Yuri Borzakovsky, comandava a equipa técnica da RusAF desde fevereiro de 2015, antes de ser o seu diretor desportivo no ano passado.
Privalova assumiu como presidente interina em fevereiro do ano passado, depois de Peter Ivanov ter sido forçado a deixar o cargo, menos de três meses depois, devido às sanções da Agência Mundial Antidoping (WADA).
Ivanov foi nomeado vice-chefe do Serviço Federal Antimonopólio na Rússia em janeiro de 2021, mas de acordo com o Tribunal de Arbitragem do Desporto (TAS), os funcionários do governo russo estão proibidos de servir em órgãos desportivos até dezembro de 2022.
Antes da invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, os atletas russos podiam competir sob a bandeira de Atleta Neutro Autorizado.