Pascal Mancini, de 29 anos, é afastado pela federação de atletismo do seu país por violar regras de conduta. Divulgou um vídeo comparando jogadores de futebol da França com macacos
Um vídeo postado logo após o triunfo da França no Campeonato Mundial disputado na Rússia custou a ida do atleta suíço Pascal Mancini, ao Campeonato Europeu de Atletismo, na próxima semana, em Berlim. A Federação do seu país anunciou ontem que o velocista foi afastado por violar o código de conduta da entidade e não disputará a estafeta 4 x 100 m, na qual estava inscrito. O vídeo divulgado por Pascal mostrava vários macacos com a legenda “franceses e seus primos”. A França foi campeã mundial com muitos negros descendentes de imigrantes na sua seleção.
– “A Federação Suíça retirou a minha licença. Não posso competir mais. A comunicação social quer destruir-me, impedindo que eu corra e interrompendo a minha carreira. Tudo isso só porque emiti asminhas opiniões – escreveu o velocista de 29 anos numa postagem mais recente.
Esta é a segunda bronca na carreira de Pascal Mancini. Em 2012, ele foi reprovado num exame antidoping por uso da substância proibida (nandrolona) e esteve suspenso por dois anos. O suíço é especialista na prova dos 100 m.
A Federação Suíça de Atletismo reforçou num comunicado, que a entidade acredita que “as transgressões do atleta não podem ser toleradas. O Campeonato Europeu de Atletismo começa na próxima segunda-feira e vai até o dia 12 de Agosto, domingo.